7 cuidados com a saúde dos pés

pés

Saùde 


“Meu pé, meu querido pé que me aguenta o dia inteiro”. Já dizia aquela clássica canção infantil. Eles são nossa base de sustentação e trabalham o dia inteiro pra você aguentando a pressão do peso do seu corpo.

Então nada mais justo do que cuidar deles com carinho para compensar seu desgaste natural dos pés. Para isso, listamos 7 dicas para você manter o seus pés sempre lindos, e , mais importante de tudo, saudáveis!

 

1. Exfoliação com cuidado

Por ser uma região mais espessa e resistente, é importante que a sola do pé seja exfoliada e depois hidratada para uma pele macia e sem calosidades. Mas não exagere na exfoliação! Se for usar cremes exfoliantes, o ideal é fazer isso durante o banho no máximo 4 vezes por semana. Se for usar a lixa, passe-a de maneira suave no máximo 1 vez a cada 15 dias. Lixa em excesso provoca rachaduras!

2. Pele Lisinha

Depois da exfoliação, o uso de hidratantes é fundamental. Os cremes mais indicados são à base de uréia ou manteiga de karité, que promovem uma hidratação profunda da região. Se quiser potencializar os resultados, coloque o creme antes de deitar , depois, cubra os pés com papel-filme e vista uma meia quentinha. O truque potencializa o efeito do creme. Ah, banho de parafina a cada 15 dias também é uma boa opção!

3. Pedicure em dia

As unhas dos pés também merecem atenção!  Deixe-os de molho por 1 minutos em 1 litro de água morna e meio copo de vinagre para amolecer a pele. Corte as unhas no máximo a cada quinze dias ou apenas apará-las com uma lixa. Cuidado para não cortar demais a unha, o que favorece o risco de encravá-la. Sobre a cutícula, o ideal é empurrar cuidadosamente com uma espátula e apenas o excesso de pele pode ser removido cuidadosamente com o alicate.

4. Unhas que respiram

Use quantas cores de esmalte quiser e combine das mais diversas formas. Mas não esqueça de dar sempre uma pausa de pelo menos 2 dias entre um esmalte e outro. Assim você evita que as unhas fiquem amareladas e aquelas manchas esbranquiçadas chatinhas.

5. Lave e seque bem!

Dê atenção especial entre os dedos e seque muito bem depois do banho. Não é só deixar que a água escorra, e sim com a toalha. Os pés passam boa parte do dia encobertos e “abafados” por sapatos. Umidade + Calor são um combo perfeito para as micoses!

6. Proteja!

É normal lembrar de usar proteção solar em todo o corpo e deixar os pés de lado. Na praia, coloque protetor solar também nos pés! Apesar da pele da região ser mais resistente,ela também está propensa aos raios solares e queimaduras no local.

7. Mime-os!

Nossos pés nos sustentam o dia inteiro, então merecem sim maiores cuidados. Para um dia cansativo, um escalda-pés é uma ótima pedida. A água morna com sais alivia a tensão e dor. Também vale uma massagem com leve pressão na planta do pé com um creme hidratante refrescante a base de cânfora. Uma última dica?Alterne água quente e fria nos pés para contrair e dilatar os seus vasos sanguíneos, proporcionando uma verdadeira ginástica para eles!