5 cuidados com a pele masculina

Blog

Beleza 


A pele masculina tem características únicas e precisa de cuidados específicos. Excesso de brilho no rosto, pêlos encravados e sensibilidade ao barbear são alguns dos problemas com os quais os homens tem que viver diariamente.

Então a gente te dá 5 dicas de como cuidar melhor do maior órgão que você tem: a sua pele!

1 – Limpeza

Você está usando um sabonete adequado? Usar apenas água – como alguns homens fazem – não é o suficiente para promover uma limpeza adequada da pele, que deve ser limpa duas vezes ao dia, pela manhã e a noite. Homens com a pele oleosa devem dar preferência por produtos em gel ou loções de limpeza sem óleo, que vão regular a produção sebácea. Evite produtos com excesso de álcool por causa do “efeito rebote” (produção exagerada de oleosidade para repor o excesso retirado pelo álcool). Os homens que sentem sua pele um pouco mais seca/normal devem preferir leites ou loções de limpeza, que ajudam na limpeza sem ressecá-la.

 

2 – Hidratação

A pele masculina também precisa de hidratação! É um erro muito comuns dos homens pularem essa etapa.  Uma pele seca e desidratada fica áspera, sem elasticidade e com tendência a descamação. Procure por produtos específicos para o seu tipo de pele. Hoje no mercado há diversas opções e linhas especiais só para homens. Também há produtos que já cumprem as duas funções (hidratantes com filtro solar) e ainda conseguem regular a oleosidade da pele masculina, super prático! Ah, e não esquecer do filtro solar sempre,no mínimo com fator 15. Dê preferência para as versões em gel ou oil-free!

 

3 – Ter Barba ou Não

Hoje em dia as barbas estão em alta e não há mais aquela “obrigação” de estar sempre com a barba feita.  Mas, mesmo se você optar por manter a barba, cuide dos fios! Hidrate e cuide da forma e do aparo. Você pode utilizar nela os mesmos produtos que usa no cabelo – até o condicionador! – ou optar por produtos específicos já existentes no mercado.

Se a sua opção é fazer a barba, uma dica é fazer após o banho, pois a pele está menos propensa a ser contaminada caso você se corte. Para abrir os poros, tome um banho quente ou coloque uma toalha aquecida no rosto, os pêlos sairão mais facilmente.  No final, opte por um bom pós barba sem álcool! Ah, e água fria depois ajuda a fechar os poros e proteger a pele.

 

4 – Depilação a Laser

Apesar de todos os cuidados, o ato de barbear é um processo agressivo para a pele, principalmente se for realizado de maneira inadequada, sem respeitar todos os passos. O tipo de pelo também influencir: há vários tipos com características diferentes de espessura e formato que podem favorecer mais ou menos ao encravamento. Este processo pode levar a uma infecção chamada foliculite, que é a inflamação e infecção do folículo pilo sebáceo devido a encravamento e trauma.

Um dos tratamentos mais adequados aos homens que sofrem muito com a foliculite é a depilação a laser, que é a forma mais eficaz e indicada pelos dermatologistas para prevenir e acabar de vez com os dolorosos pêlos encravados.

5 – Cuidados com a pele em diferentes idades

  • 20 ANOS: Os cuidados básicos são lavar o rosto com sabonete indicado para o seu tipo de pele e aplicar diariamente o filtro solar com no mínimo fator 15
  • 30 ANOS: Além dos cuidados básicos, não deixar de passar usar um hidratante facial com formulação adequada ao seu tipo de pele, pois a partir dos 30 a pele começa a perder sua elasticidade e hidratação com maior rapidez. O uso de anti-sinais também é recomendado.
  • 40 + : Cuidados básicos + hidratação e visitas ao dermatologista pelo menos 1 vez ao ano para prevenção e detecção precoce de possíveis lesões cancerosas. Aqui também já se pode procurar por tratamentos estéticos um pouco mais efetivos, como aplicação de toxina botulínica ( Botox) e preenchimentos.